Sexta, 11 de Julho de 2025
65981473309
Agricultura Piauí

Com apoio da SAF, programa Arroz da Gente vai abastecer ações sociais no Piauí

A Secretaria da Agricultura Familiar do Piauí (SAF) participou, nesta sexta-feira (13), em Teresina, do lançamento do programa Arroz da Gente, uma ...

13/06/2025 17h07
Por: Farmers Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria da Agricultura Familiar do Piauí (SAF) participou, nesta sexta-feira (13), em Teresina, do lançamento do programa Arroz da Gente, uma iniciativa do Governo Federal que visa descentralizar a produção de arroz no Brasil e fortalecer a cadeia produtiva em territórios com agricultores familiares e comunidades tradicionais.

No Piauí, a SAF atuará na execução do programa por meio da compra do arroz produzido pelos agricultores familiares para abastecer os programas sociais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa de Alimentação Saudável (PAS).

Continua após a publicidade
Anúncio
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom SAF

A secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, destacou a relevância do programa e a participação da SAF no estado. “O programa apoia os agricultores com aquisição de máquinas adequadas para a colheita do arroz, com processos de beneficiamento, esse arroz será também adquirido pela Conab. Nós, da Secretaria da Agricultura Familiar, vamos estar também comprando esse arroz dos agricultores familiares para programas como o PAS e o PAA”, explicou.

Para Danilo Rocha, superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento no Piauí (Conab), a iniciativa amplia a produção familiar e reforça a segurança alimentar. “A agricultura familiar aumentando sua produção vai abastecer melhor os mercados internos e vai ajudar o governo no Plano Nacional de Alimentação, controlando os preços e colocando o arroz em outros programas como o PNAE e Cozinha Solidária”, afirmou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom SAF

João Henrique Silva, agricultor familiar de Gilbués, explicou como a iniciativa irá contribuir para a produção de arroz em sua região. “Me sinto orgulhoso por esse convite porque além da gente ter um novo conhecimento, a gente leva para casa uma riqueza que faltava em nosso território. Ele vai trazer muitos avanços tanto para nosso consumo próprio, como também para vendermos em nossa região”, disse.

O evento reuniu agentes técnicos responsáveis pelo apoio às regiões produtoras, além de autoridades de estados do Nordeste. Na oportunidade, foram entregues tablets que serão utilizados para diagnóstico e acompanhamento das atividades em campo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.