Uma trilha ecológica realizada nas dependências do Instituto Federal do Pará Rural (IFPA) de Marabá, com alunos da Escola João Anastácio de Queiroz, marca uma das etapas finais do projeto Agenda Ambiental na Escola Pública, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). O objetivo é sensibilizar os estudantes quanto a importância da preservação ambiental por meio de atividades práticas.
A Agenda Ambiental na Escola Pública é um programa que busca promover a educação ambiental em escolas públicas, envolvendo alunos, professores e comunidade escolar em iniciativas de sustentabilidade.
Em Marabá, o projeto é coordenado pela Semma e inclui uma série de ações educativas, como visitas a áreas de preservação, estações de tratamento de água e esgoto, além de palestras sobre resíduos sólidos e a importância da água. Neste ano, a Agenda Ambiental envolve quatro escolas: João Anastácio de Queiroz, Darcy Ribeiro, Doralice Vieira e Cristo Rei.
De acordo com a bióloga Aracy Helena Marques, do Departamento de Educação Ambiental da Semma, o projeto traz um impacto significativo na conscientização dos alunos.
“Essa trilha faz parte da etapa de educação não formal, onde os estudantes têm a oportunidade de vivenciar, na prática, o que aprenderam em sala de aula. Eles podem observar a diversidade da flora e fauna local e entender como tudo está interligado com a vida deles”, explica Aracy, destacando que o projeto ainda conta com outras etapas, como a visita ao Projeto Quelônios, que será realizada em parceria com a Unifesspa.
A atividade guiada pelo agrônomo e professor do IFPA Murilo Serra, reforça a importância dos alunos conhecerem a floresta para aprenderem a preservá-la.
“Nós dialogamos sobre a relevância das plantas no cotidiano deles. É essencial que eles conheçam essas espécies para que possam cuidar da natureza”, comenta.
Serra destaca que a parceria entre IFPA e Semma é estratégica para aproximar a comunidade do conhecimento técnico.
Rosana Amorim Coelho, professora de Geografia e Estudos Amazônicos da Escola João Anastácio de Queiroz, avalia positivamente a trilha.
“Os alunos ficaram curiosos ao verem novas espécies e perceberem, na prática, o que aprendemos em sala. O projeto é fundamental para despertar a consciência ambiental que queremos que eles levem para suas comunidades”, afirma.
Entre os estudantes, o impacto da experiência foi notável. O aluno do 7º ano Isaque da Silva Magalhães, 13 anos, compartilha sua empolgação com o projeto.
“Eu aprendi a reciclar e adorei participar da trilha. Conheci árvores que nunca tinha visto e mudou meu jeito de pensar sobre a natureza”, explica Isaque, destacando a mudança em sua percepção sobre o meio ambiente.
Daniel Ribeiro, 14 anos, estudante do 8º ano, também fala sobre a importância do projeto.
“Aprendemos sobre as árvores, as espécies de frutas e sobre a poluição. Agora entendo melhor como o desmatamento afeta a economia do país, porque a Amazônia é essencial para o Brasil”, reflete Daniel, evidenciando a conexão entre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
A Agenda Ambiental na Escola Pública tem como um de seus principais objetivos sensibilizar e capacitar as novas gerações para práticas mais sustentáveis. Além das atividades já realizadas, como a trilha e visitas técnicas, o projeto prevê uma série de outras ações que buscam aproximar os jovens da realidade ambiental do município, formando cidadãos mais conscientes e atuantes nas questões de preservação e sustentabilidade.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio
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